Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento promove campanha de descarte de lixo eletrônico

19/11/2021 | Fique por dentro, Meio Ambiente e Saneamento

Sabe aquele celular que ninguém usa mais? E aquele carregador de bateria que não serve em aparelho nenhum? Um fio que sobrou da obra e está encostado em um canto da casa… um eletrodoméstico que não tem mais serventia na família… Pois é! Todos nós temos objetos que podem ser enviados para a nova campanha da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Ibertioga.

Em parceria com a empresa E-Ambiental Gerenciamento de Resíduos, estamos recolhendo o lixo eletrônico para realizar a logística reversa, ou seja, para dar a destinação correta a esses objetos. “Nossa intenção é promover a sustentabilidade e evitar a degradação ambiental causada pelo descarte incorreto de eletrônicos”, explica Jocimar Aquino, secretário de Meio Ambiente e Saneamento do município.

De acordo com o prefeito Ricardo Pires, esta parceria é vantajosa para Ibertioga pelos motivos já citados e também porque a E-Ambiental é a única empresa licenciada na região da Zona da Mata para gerir resíduo eletrônico perante os órgãos ambientais. “É importante destacar ainda o trabalho social que eles fazem, pois a triagem desses resíduos é feita por pessoas privadas de liberdade ”, complementa o prefeito.

A apresentação da E-Ambiental explica que são os detentos do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) e da Casa do Albergado José de Alencar Rogedo (Cajar) que realizam a triagem dos itens que chegam na empresa, separando os materiais que funcionam e são doados para associações sem fins lucrativos, ONGs, determinados órgãos públicos e população carente. Os materiais que não funcionam têm desmontagens especializadas e a reciclagem correta sendo encaminhados para as empresas como matéria prima.

Importante destacar que em Ibertioga o lixo eletrônico pode ser entregue via agendamento, com retirada de material sempre às quintas-feiras, das 13h às 16h. Informações pelos telefones (32) 98423-6745 (Lico) ou 98409-8389 (Nágela).

Confira a seguir a lista dos principais itens que podem ser destinados à campanha:

*Geladeira, freezer, lavadoura, secadoura, aparelhos de som DVD ou vídeo cassete, TV, ar condicionado, ventilador, aquecedor, purificadores de água, bebedouro, cafeteira, chuveiro, ferro elétrico, forno elétrico, batedeira, liquidificador, microondas, máquina de lavar louça, centrífuga, máquina de escrever, celulares, baterias, carregadores em geral, cabos, fios, computadores, estabilizadores e nobreak, fontes de microcomputadores, impressoras e scanners, modem, mouse, teclado, processadores, pen drive e HD, calculadoras e placas em geral.