Retorno das atividades escolares no município de Ibertioga

30/10/2021 | Educação Municipal, Fique por dentro

Na última quinta-feira, 28 de outubro,  a Prefeitura de Ibertioga publicou o decreto nº 1791/2021, que autoriza o retorno das aulas presenciais no município.

A determinação está em consonância com o Governo de Minas Gerais que deliberou, através do Comitê Extraordinário do Covid, o retorno das atividades escolares presenciais em todo o Estado.

Na rede estadual de ensino, de acordo com a resolução SEE nº 4644, de 25 de outubro de 2021, a retomada integral das atividades escolares presenciais será obrigatória (fim da adesão voluntária das famílias) e ocorrerá a partir da próxima quarta-feira, dia 3 de novembro.

Na rede municipal de ensino, a retomada acontecerá de forma gradual, facultativa e híbrida, a partir de 16 de novembro, com etapas de retorno, adoção das medidas sanitárias e o cumprimento dos protocolos. Inicialmente retornará o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).

A Secretaria Municipal de Educação realizou reuniões para explicar aos profissionais da educação e pais como funcionará o novo formato de ensino. O processo será intercalado, sendo uma semana desenvolvida de maneira remota e outra presencial. Os pais poderão optar por manter o filho no ensino remoto ou aderir ao sistema híbrido (autorizando  que o mesmo frequente as aulas presenciais). Os alunos que estiverem no ensino remoto continuarão recebendo todas as atividades escolares que devem ser realizadas, além das orientações e atendimentos via WhatsApp.

O município encontra-se preparado para este retorno com cronograma definido, materiais de higiene e proteção recebidos e capacitação dos profissionais da educação realizada. As adequações no ambiente escolar seguindo os protocolos, as medidas de prevenção e controle da COVID 19 e a inspeção do prédio escolar estão sendo alinhadas com as equipes de profissionais da Secretaria Municipal de  Saúde.

A secretária Municipal de Educação,  Luiza Bernadete, explica que é preciso ter cautela e responsabilidade, e por isso a administração municipal não vai arriscar o retorno das atividades escolares de forma precipitada: “Este será um momento de trabalho colaborativo e de aprendizagem para todos nós, equipe da Secretaria Municipal de Educação, profissionais da educação, alunos e famílias”. A expectativa é que as adversidades e dificuldades sejam superadas pela qualidade do trabalho dos profissionais da rede de ensino municipal e pelo apoio e comprometimento das famílias de nossos alunos. “Acredito que em breve teremos tranquilidade para  retornarmos 100% de forma presencial, com todos os alunos da rede municipal de ensino”, complementa a secretária.

TRANSPORTE ESCOLAR
Em relação ao transporte para alunos que residem na zona rural, a administração municipal está tomando as medidas necessárias para disponibilizar o serviço tão logo seja possível. Devido a prazos legais que precisam ser cumpridos e também à necessidade de os prestadores do serviço prepararem seus veículos, o transporte tem previsão de se iniciar no dia 8 de novembro.