Projeto de preservação ambiental é iniciado na comunidade de Cachoeirinha com o cercamento de nascentes

8/06/2022 | Fique por dentro, Meio Ambiente e Saneamento

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, Ibertioga ganhou de presente o início de um projeto exemplar para toda a nossa região. Foi anunciado nesta terça-feira, dia 7, o cercamento das quatro nascentes que abastecem a comunidade de Cachoeirinha, abrangendo uma área de 1310 metros lineares. Tais nascentes ficam em terrenos que pertencem ao Sr. Antônio Tarcísio de Araújo (Toninho da Ventarola) e Sr. Josemar Ferreira de Carvalho (Mazinho).

O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ibertioga, o Ministério Público, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA). Além da apresentação do mesmo, que aconteceu no Salão Comunitário de Cachoerinha, os presentes puderam ver de perto a área de 10 hectares que receberá as cercas e passará a ser contemplada pelo projeto de preservação.

Marcaram presença o prefeito de Ibertioga, Ricardo Pires; o prefeito de Santana do Garambéu, Dr. Moura; o prefeito de Antônio Carlos, Marcelo Ribeiro; a promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Dra. Elissa do Carmo Lourenço; o Gerente Regional do IEF, Ricardo Ayres Loschi; o Presidente da ARPA, Sérgio Cardoso Ayres; o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, Jocimar Aquino; O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ronaldo Ramos; além dos vereadores Wanderley e Paceli e outras autoridades locais e de cidades vizinhas.

Ao dar as boas-vindas aos presentes, o prefeito Ricardo Pires destacou a importância da preservação dos recursos naturais e agradeceu as parcerias que puderam tornar tal projeto uma realidade em nosso município, especialmente o apoio financeiro da Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público de MG.

Detalhes sobre o trabalho que será realizado foram passados por Ricardo Ayres Loschi, gerente Regional do IEF. Segundo ele, os materiais necessários já foram comprados e as ações serão monitoradas de perto para o melhor desenvolvimento das atividades. “Unidos pela parceria, a população sai engrandecida e a sociedade tem uma chance maior de sucesso nessas ações”, disse.

A promotora de Justiça também agradeceu o empenho e parceria dos envolvidos, explicou como os recursos desta natureza chegam ao Ministério Público e os critérios básicos para que sejam repassados aos municípios da Comarca de Barbacena, como é o caso do nosso. “A participação da Arpa é fundamental para o bom andamento destes projetos”, comentou. Em seguida, o presidente da Associação detalhou como ele e sua equipe colaboram, de forma voluntária, para que a população como um todo seja beneficiada, “nós nos preocupamos especialmente com as gerações futuras”, comentou Sérgio.

No encerramento, o secretário Municipal de Meio Ambiente falou dos benefícios do projeto para Cachoeirinha e seus moradores. “Cuidar da água é cuidar da vida. São ações como essa que nos motivam a continuar trabalhando em defesa das questões ambientais do município”, disse Jocimar Aquino.