Participação da comunidade marca a IX Conferência de Assistência Social de Ibertioga

28/08/2021 | Conselho M. de Assistência Social (CMAS), Fique por dentro

O objetivo de dialogar com diferentes setores da sociedade civil foi alcançado com sucesso na IX Conferência de Assistência Social de Ibertioga realizada na sexta-feira, 27 de agosto, no Centro de Convivência e Cultura “Otávio Manoel de Aquino”. Conselheiros, secretários municipais, autoridades civis e militares, além de representantes de segmentos e entidades locais participaram ativamente do evento.

O prefeito Municipal Ronaldo Ramos agradeceu a presença de todos e falou da importância da Conferência para que toda a população Ibertioga possa avaliar o que está sendo feito e o que pode melhorar no setor de Assistência Social do município. De acordo com a secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Vera Elisângela Oliveira de Paula Castro, o espaço aberto para a participação popular na política de Assistência Social foi também uma oportunidade de celebrar a democracia: “A partir deste diálogo, podemos construir uma política pública de Assistência Social mais abrangente, justa e igualitária para quem dela precisar em nosso município”.

Vera Elisângela explicou ainda que o serviço de Assistência Social de Ibertioga, oferecido através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tem relevante importância e oferta com prioridade o Programa de Apoio Integral às Famílias (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entre outros. Possui ainda o setor de Cadastro Único que oferta aos usuários o acesso à programas sociais do Governo. Nosso município conta com uma rede de apoio dos seguintes conselhos: CMAS, CMDCA, Conselho Tutelar e Conselho Municipal do Idoso, sendo este último recém-criado.

O tema da Conferência – “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com cofinanciamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social” – trouxe reflexões importantes, na opinião de Amanda dos Reis Paschoal, que é a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, responsável pela realização da Conferência. Para Amanda, este tema nos faz refletir sobre o momento que estamos vivendo e sobre a história da política de assistência social: “Apesar de existirem as leis que garantem os direitos, ainda existem muitas dificuldades para concretizá-las”, disse.

Os presentes tiveram a oportunidade de ouvir a palestra magna de Diego Edson e Tânia Lauro, os quais muito contribuíram com os trabalhos. Vera Elisângela salienta que os desafios são muitos, mas a realização deste evento mostrou que avaliar os serviços prestados, proteger e oferecer oportunidades de autonomia aos cidadãos Ibertioganos , estão entre as prioridades do nosso governo, que busca atender a toda a população vulnerável de Ibertioga.