Outubro Verde: mês de conscientização sobre a sífilis

16/10/2021 | Fique por dentro, Saúde Municipal

O terceiro sábado do mês de outubro é anualmente dedicado para mobilizações do Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

A transmissão pode ocorrer por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou ser transmitida para a criança durante a gestação e parto, podendo apresentar consequências severas, como abortamento, prematuridade, natimortalidade, manifestações congênitas precoces ou tardias e morte do recém-nascido.

Os sinais e sintomas podem variar de acordo com o estágio da doença, apresentando desde feridas na região genital (que normalmente não doem), não coçam, não ardem e não têm pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha.

Podem surgir manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés.
Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça, ínguas pelo corpo e apresentar  lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

O Brasil, assim como muitos países, apresenta uma reemergência da doença. Diante disso, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno e adequado da sífilis adquirida em gestantes e sífilis congênita são determinantes para impactar na redução da morbimortalidade.

Para detecção da infecção o SUS disponibiliza gratuitamente o teste rápido. O tratamento é gratuito e também pode ser realizado na Unidade Básica de Saúde.

FAÇA O TESTE, PROCURE O ENFERMEIRO NO POSTO DE SAÚDE!