Oficina para confecção de absorventes de pano superou as expectativas das ibertioganas

13/07/2022 | Conselho M. de Assistência Social (CMAS), CRAS, Fique por dentro, Meio Ambiente e Saneamento, Saúde Municipal

Um assunto que não precisa ser tabu esteve presente em rodas de conversas entre ibertioganas nesta semana. Sabe-se que nem todas as mulheres brasileiras têm acesso a menstruar com dignidade. E no nosso município não é diferente. Por isso o CRAS, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social ofereceu uma oficina de Produção de Absorventes de Pano, com a intenção promover autonomia para as mulheres.

Idealizadoras do projeto, as acadêmicas da Faculdade de Medicina de Barbacena Ana Laura Mesquita Teixeira e Giovana Bellettato Reche conversaram com as participantes da oficina enquanto os absorventes eram confeccionados.

Para Giovana, ensinar a fazer absorventes é uma forma de ajudar as pessoas a ter acesso a uma dignidade mínima, já que assim elas podem fazer absorventes com os tecidos que têm em casa ao em vez de gastar dinheiro com absorventes e ainda diminuem, assim, a produção de lixo. “Precisamos melhorar as condições de vida da população!”, comentou.

Na oportunidade, também foram discutidos temas como ciclo menstrual, sexualidade, contracepção, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) entre outros.