Ibertioga realiza o I Fórum Intersetorial sobre Condicionalidades do Programa Auxílio Brasil

16/03/2022 | Conselho M. de Assistência Social (CMAS), CRAS, Fique por dentro

O Auxílio Brasil – antigo Bolsa Família –  tem sido interpretado de forma equivocada ao longo dos anos. O programa é muitas vezes visualizado apenas como uma fonte de renda para seus beneficiários. Contudo, assim como todo programa de transferência de renda, trata-se de um importante mecanismo de enfrentamento da pobreza e extrema pobreza, sendo essa transferência articulada à possibilidades de acesso e inserção aos demais serviços nas áreas da educação, saúde e assistência social. Nesse sentido, por meio destas exigências, procura-se incentivar as famílias ao exercício e acesso a programas básicos e, por consequência, garantir às mesmas, melhores condições de vida.

De acordo com a chefe dos Serviços de Programas Federais de Ibertioga, Mayara de Paula Miranda, esse esforço precisa ser coletivo: “Todos nós, que defendemos a assistência social, devemos convergir no entendimento da necessidade do acompanhamento das condicionalidades”, comentou ela.

Diante destas premissas, o Setor dos Serviços de Programas Federais do Município realizou no dia 15 de março, no Centro de Convivência e Cultura Otávio Manoel de Aquino, o I Fórum Intersetorial Sobre Condicionalidades do Programa Auxílio Brasil. Estavam presentes o prefeito Municipal Ricardo Pires, a secretária Municipal de Assistência Social Vera Elisângela, a equipe do Cras/Ibertioga, agentes de saúde, conselheiros municipais da assistência social, conselheiros tutelares e representantes escolares. Na oportunidade, o assessor da Gestão SUAS no município de Ibertioga, Diego Edson, apresentou uma palestra sobre as condicionalidades do Auxílio Brasil e os presentes puderam tirar suas dúvidas.