Ibertioga participa do Primeiro Encontro de Conselheiros Tutelares em Santa Rita de Ibitipoca

10/05/2022 | Conselho Tutelar, Fique por dentro

Aconteceu no dia 6 de maio o Primeiro Encontro de Conselheiros Tutelares em Santa Rita de Ibitipoca com o Projeto Capacitar. O tema do evento foi “Abusos sexuais infantis e competências do Conselheiros Tutelares”.

Além dos conselheiros de Ibertioga, estiveram presentes representantes de outras cidades que também pertencem à comarca.

Uma das representantes do nosso município, Maria Julia de Souza Fagundes explica que a capacitação continuada é fundamental para evolução dos Conselhos Tutelares: “Capacitar no desenvolvimento das habilidades é fundamental na implementação das ações em cada município. A rede de proteção tem papel primordial na garantia dos direitos”, explicou Maria Julia.

Outro participante do evento, Huesley Filho comentou que o conselheiro é geralmente o primeiro ator que tem contato com a vulnerabilidade dos menores. “Se o profissional está bem preparado, toda a comunidade ganha, pois a vulnerabilidade passa a ser tratada com a importância que merece. Tendo o encaminhamento adequado, a criança e o adolescente terão menos probabilidade de serem revitimizados no futuro”, disse.

A coordenadora do CRAS/Santa Rita de Ibitipoca, Aline de Paula Souza; o presidente do Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares, Guilherme Cruz; e o coordenador de Relações Institucionais do Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares, Léo Burguês, certificaram todos os presentes no encontro.

A equipe de Ibertioga agradece a acolhida das conselheiras tutelares Angela Maria Cândida Silva, Aline dos Santos, Cláudia Elena de Oliveira, Regina Aparecida da Silva, Nilza Helena da Silva, Nayara Karla Barra Silva Souza e Vânia Maria de Almeida.