Ibertioga participa do 2° Encontro de Gestores Municipais de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais

24/03/2022 | Cultura, Fique por dentro

A secretária Municipal de Cultura e Turismo Érika Marques representou Ibertioga no 2º Encontro de Gestores Municipais de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais que aconteceu nos dias 22 e 23 de março na capital do estado.

O Palácio das Artes, em Belo Horizonte, foi palco de importantes discussões sobre temas relacionados às políticas públicas de cultura e turismo no âmbito estadual. O evento foi realizado graças à parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), a Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo e a Associação Mineira dos Municípios (AMM).

O encontro teve início com uma aula magna com o tema “Mineiridade com Cultura e Turismo”, e foi seguida de uma longa conversa do secretário da Secult, Leônidas Oliveira, com gestores das Secretarias de Cultura e Turismo de vários municípios de Minas Gerais, dentre eles Ibertioga.

Dando seguimento às atividades, a palestra “Descentra Cultura Minas Gerais” tratou dos impactos deste programa que visa viabilizar a desburocratização para que tenhamos acesso aos recursos com mais facilidade. Foram discutidos também estudos de casos sobre as vantagens da urbanidade para cultura e turismo; cidades e a cozinha mineira; marketing das águas em Minas; paisagem cultural, a natureza e as cidades e cicloturismo cultural.

No segundo dia de atividades aconteceu o Encontro Setorial dos gestores municipais com a diretoria da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e no qual foram discutidos temas como o marketing da mineiridade; IGRs Turismo e Cultura / Transversalidades; Fomento e leis de incentivo; ICMS Turístico e Patrimônio Cultural e Desburocratização.

De acordo com a secretária Érika Marques, o ponto alto do 2° Encontro de Gestores de Minas Gerais foi o lançamento do Ano da Mineiridade. “Este marco permite aos municípios tomarem o pertencimento de suas origens como o modo de falar, a gastronomia local etc.”, disse a secretária.

Em seu discurso, o governador do Estado Romeu Zema falou do orgulho que sente do seu jeito mineiro e caipira de ser e explicou que o secretário Leônidas tem a missão grandiosa de tornar o setor de Turismo e Cultura mais bem estruturado. “Temos investido como nunca se investiu. Os valores direcionados à pasta nos últimos 3 anos são superiores aos valores investidos nos 30 anos que nos precederam. Acreditamos no setor e queremos poder contar com o trabalho de vocês”, disse Zema.