Folias de Reis mantêm viva a tradição em nosso município

6/01/2022 | Cultura, Fique por dentro

Historicamente, a chegada dos Três Reis Magos (Belchior, Gaspar e Baltazar) para visitar o Menino Jesus é celebrada todos os anos no dia 6 de janeiro, com grandes festas.

No Brasil, a tradição da Folia de Reis começou com os portugueses, no século XVIII. Desde então, as tradições musicais e populares do nosso povo foram adaptadas, gerando assim uma cultura popular brasileira, com raízes e identidade, promovendo a interação entre negros, índios e brancos.

A Folia de Reis é tão importante para a cultura, tradição e folclore mineiro que foi reconhecida como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais em 2017, pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico.

Como parte da tradição cultural do município, Ibertioga tem dois grupos de Folias de Reis. O da comunidade do Peão e o da comunidade das Porteirinhas, sendo este último chamado de Folia de Sebastião.

De acordo com integrantes da Folia de Santos Reis da comunidade do Peão, a tradição de cantar por seis dias seguidos, percorrendo ruas da cidade e comunidades rurais, levando música, alegria e orações para ibertioganos que abrem suas casas para recebê-los, acontece desde o ano de 1968. O precursor foi o saudoso Geraldo Lindolfo e hoje o grupo conta com a participação de cerca de 15 integrantes, sendo a maior parte das mesmas famílias que sempre cultivam esta tradição nos primeiros dias do ano.

Para os participantes da Folia, representar esta tradição é muito importante pois resguarda os ensinamentos repassados pelos mais antigos.

De acordo com a secretária Municipal de Cultura e Turismo de Ibertioga, Erika Marques, esta festividade é grande motivo de orgulho para os ibertioganos e por isso eles recebem apoio da Administração Municipal. “Vemos que o que os motiva é a fé no Menino Jesus, na Sagrada Família e nos Santos Reis. Desejamos que esta mesma fé seja passada de geração a geração para que se perpetue a cultura da Folia de Reis”, comentou a secretária.

O prefeito Ricardo Pires também prestigia as apresentações e está satisfeito com o envolvimento da comunidade. “Está muito bonita a Folia de Reis deste ano. Temos muito orgulho de apoiar esta tradição e torcemos para que ela continue por longos anos”, disse o prefeito.