Festival de Carros de Boi de 2022 traz alegria para os participantes e grande visibilidade para a cidade de Ibertioga

18/07/2022 | Cultura, Fique por dentro

Há cerca de 45 anos, quando o Hospital Monumento às Mães ainda era um sonho distante para tantos ibertioganos, o Festival de Carros de Boi foi idealizado para que a festa angariasse recursos financeiros para a entidade. Neste ano de 2022, o que presenciamos entre os dias 14 e 17 de julho foi não só uma extensão deste sonho, mas uma comprovação que a mesma ideologia ainda é o impulso desta que já se tornou uma das mais tradicionais festas de toda a região.

O 44° Festival de Carros de Boi aconteceu juntamente com a 31° Exposição Agropecuária e o 47° Torneio Leiteiro e reuniu milhares de pessoas no Parque de Exposições de Ibertioga.

“A tradição ainda canta”, frase imortalizada pelo saudoso Dr. José Francisco de Miranda Fontana, um dos principais entusiastas do Festival, foi citada por diversas vezes enquanto os carros de boi desfilavam pela cidade ao longo do domingo encantando os filhos da terra e também os visitantes.

O grande sucesso de todo o evento foi recebido com alegria pela Administração Municipal. De acordo com o prefeito de Ibertioga, Ricardo Pires, o empenho de todos abrilhantou a festa: “Quero agradecer a todos os produtores rurais,  carreiros, candeeiros, servidores municipais, voluntários e aos participantes de modo geral porque sem a dedicação e o entusiasmo de cada um não teríamos tido momentos tão bons como os que vivenciamos aqui.

A presença de autoridades como prefeitos e vereadores de cidades vizinhas, deputados estaduais e federais, além de representantes de diversas entidades de classe foi somada à participação de produtores rurais de toda a região. Todos puderam acompanhar de perto o alto nível do gado que esteve exposto nos galpões, como a vaca campeã do Torneio Leiteiro,  que bateu o recorde regional de produtividade, ultrapassando a marca dos 100 kg de leite em um dia.

Os participantes puderam presenciar também shows musicais que agradaram públicos de diferentes idades, a Feira de Artesanato local, além de apresentações culturais e os desfiles das candidatas a Miss Regional, Broto, Brotinho e Rainha do Festival. Nestes desfiles, as participantes venderam votos em benefício do Hospital e no total angariaram mais de R$63.193,50 (sessenta e três mil, cento e moventa e três reais e cinquenta centavos).
Muitas das atrações da festa foram transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura e os vídeos estão disponíveis em @prefeituradeibertioga. Uma delas foi o leilão de prendas trazidas nos carros de boi, que angariou R$13.080,00 (treze mil e oitenta reais).

O total da receita do almoço servido na casa do Produtor Rural e de outras atividades da festa (que é toda em benefício do Hospital) será divulgada em breve pela provedoria da entidade.

De acordo com a secretária Municipal de Cultura e Turismo de Ibertioga, Érika Marques, o 44° Festival de Carros de Boi entra para a história do município pela visibilidade proporcionada depois de tantas privações por causa da pandemia. “A alegria dos participantes de encontrar velhos amigos ou fazer novas amizades, além de os produtores rurais terem oportunidade de fazer novas parcerias e bons negócios, foi um marco para nós. Proporcionar momentos como este faz tudo valer a pena”, disse.