Estudo comprova queda do número de casos ativos de Covid-19 após Decreto Municipal que restringiu atividades econômicas

1/07/2021 | Covid-19, Fique por dentro

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibertioga fez um estudo sobre os impactos do Decreto Administrativo nº. 1773/2021, de 09/06/2021, que estabeleceu que as atividades econômicas deveriam funcionar de segunda a sábado somente até as 15h, e aos domingos até às 12h. Em vigor até o dia 24 de junho, o Decreto foi considerado necessário para conter o crescimento do número de casos de Covid-19 em nosso município.

Os números do Boletim Epidemiológico de hoje, 30 de junho, mostram que as medidas rígidas surtiram efeito. De acordo com os dados da Secretaria, no dia 8 de junho, um dia antes do inicio da vigência do Decreto, a cidade registrava 25 casos ativos. Já no dia 30 de junho, 20 dias após o início das restrições, houve uma queda significativa de 56%, data em que o município computou 11 casos ativos.

“Para controlar o avanço do coronavírus, a Prefeitura não teve outra saída e precisou prescrever um remédio amargo. Mas a população de Ibertioga compreendeu que era preciso fazer isso, foi para o nosso próprio bem, e graças a Deus estamos conseguindo estabilizar o número de casos”, comenta o prefeito Ronaldo Ramos.

Paralelamente às restrições das atividades econômicas, a Secretaria Municipal de Saúde adotou outras medidas com o mesmo objetivo. “Conseguimos otimizar os atendimentos de suspeitos e confirmados de Covid-19 em um único local; colocamos barreiras sanitárias nas entradas da cidade e tenda no centro para conscientizar a população e passar informações sobre como evitar a transmissão do coronavírus. Além disso, fizemos a sanitização das principais ruas da cidade”, explica a secretária de Saúde, Maria Claudete Rita.

No gráfico abaixo é possível visualizar a série histórica do número de casos ativos e notar que Ibertioga está conseguindo conter a cadeia de transmissão do vírus:

Embora o cenário tenha melhorado, a situação ainda é preocupante e se faz necessário que continuemos adotando as principais medidas de prevenção contra a Covid-19: distanciamento social, uso correto da máscara e higienização frequente das mãos.

É muito importante que cada pessoa faça a sua parte para se proteger: se puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara e evite aglomerações. Em caso de dois ou mais sintomas gripais ou contato com pessoas que testaram positivo, é importante notificar e cumprir o isolamento social: procure o centro de atendimento ou ligue nos números (32) 98448-2751 ou 99920-5857.