Entenda as medidas que estão sendo tomadas para conter a disseminação do coronavírus em Ibertioga

24/01/2022 | Fique por dentro, Saúde Municipal

Com o novo recorde de contaminação por Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia, começamos o ano de 2022 com desafios enormes na área da Saúde. Embora a variante Ômicron possa ter consequências menos graves para muitos pacientes, a narrativa de que ela é uma doença leve é enganosa, de acordo com dados publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Ibertioga, a Administração Municipal tem trabalhado com medidas preventivas para conter a disseminação do coronavírus. Desde o dia 7 de janeiro foi publicado o Decreto 1797-22, sobre a regressão de fase para a Onda Amarela do Programa Minas Consciente. Nele, o prefeito Ricardo Pires esclareceu quais são as restrições e recomendações para a população geral e também para atividades comerciais e templos religiosos.

A partir do Decreto ficou proibida a realização de eventos públicos e particulares e evidenciou-se os cuidados básicos contra a disseminação da doença: uso obrigatório de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Nesta entrevista, o coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ibertioga, Cleber Augusto, explica outras medidas que estão sendo tomadas para proteger a população ibertiogana e esclarece dúvidas que têm surgido sobre testagem, vacinação e isolamento.

Há questionamentos sobre a eficácia da vacinação, já que muitas pessoas que tomaram as duas doses foram contaminadas neste início de ano. O que as autoridades de saúde dizem sobre isso?
Nenhuma vacina garante 100% de imunização. O que está claro para as autoridades de saúde do mundo todo é que as vacinas contra a Covid-19 diminuem a gravidade da doença na maioria dos pacientes que foram contaminados mesmo estando vacinados. Temos acompanhado o aumento do número de casos aqui e em todas as cidades da nossa região, porém não há aumento significativo de internação hospitalar. Em Ibertioga, os números da vacinação estão muito bons, temos mais de 97% da população vacinada com as duas doses e no dia 19 de janeiro começamos a vacinação em crianças de 5 a 11 anos. Graças a Deus a população tem compreendido a importância de se vacinar, porque sabe que protegendo a si mesmo está protegendo a sociedade como um todo.

Quem ainda não tomou a dose de reforço (3ª dose) pode ir se vacinar sem agendamento? E o mesmo vale para as pessoas que estão com sintomas gripais?
Estamos fazendo um apelo para as pessoas irem tomar a dose de reforço e ter uma imunidade ainda maior. Essa terceira dose está indicada para ser aplicada quatro meses após a segunda dose. Cada um deve acompanhar seu cartão de vacina e pode sim se dirigir à nossa Unidade Básica de Saúde sem agendamento até as 15h. Porém, se a pessoa foi contaminada pela Covid ou ficou em dúvida (se teve sintomas gripais nos últimos dias), nossa recomendação é que aguarde um mês para tomar a terceira dose. Isso porque de acordo com o Ministério da Saúde, é improvável que a vacinação de indivíduos infectados (em período de incubação) ou assintomáticos tenha efeito prejudicial sobre a doença. Entretanto, a recomendação é que seja adiada a vacinação nas pessoas com quadro sugestivo de infecção em atividade para se evitar confusão com outros diagnósticos. Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção, a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.

E em relação à testagem? Todos que têm sintomas gripais podem fazer o teste rápido para saber se têm ou não Covid?
As pessoas que têm dois ou mais sintomas gripais devem procurar atendimento médico. Em decorrência do aumento de casos, esses atendimentos voltaram para a Clínica de Especialidades. Ao chegar lá, o paciente é esclarecido que a testagem é feita entre o terceiro ao sétimo dia dos início dos sintomas. Se testar antes, pode acontecer um falso negativo. No atendimento inicial são passadas as orientações necessárias para o isolamento e outros cuidados. Esclarecemos que todas as pessoas suspeitas são testadas – se não for no dia do atendimento, é agendado o melhor dia para a coleta do material. Sendo assim, o paciente precisa cumprir as orientações e recomendações da Secretaria de Saúde.

Qual a medida mais eficaz para conter a disseminação do vírus?
É o cumprimento do isolamento, juntamente com uso de máscara, um grande desafio nosso aqui em Ibertioga. Temos recebido inclusive muitas denúncias de pessoas que sabem que estão com o vírus e continuam circulando normalmente pelas ruas. Isso é muito sério. E numa cidade pequena como a nossa, com a equipe que temos, é difícil a fiscalização de forma eficaz. Por isso é tão importante contar com a colaboração da população para que suspeitos e confirmados de Covid cumpram o isolamento domiciliar. Esse isolamento é de 10 dias para a pessoa doente e 14 dias para quem teve contato direto com o doente mas ainda não manifestou sintomas. Esse período de isolamento pode variar de acordo com quadro de saúde do paciente monitorado.

Mesmo que, para alguns, a Covid possa parecer só uma gripe, temos visto indicadores que sugerem que em certos casos a Ômicron pode provocar hospitalização e morte, sobretudo em pessoas que não estão vacinadas. Qual o recado para os que ainda não entenderam este alerta mundial?
Como para os vacinados os sintomas são mais leves, as vezes as pessoas não dão a devida importância. Mas o mundo todo está em alerta. A pandemia está longe de acabar. Se para você a doença se manifestou de forma leve, pense que ao seu lado pode ter uma pessoa que não vai resistir aos sintomas. É hora de pensar no coletivo e cada um fazer sua parte para vencermos essa guerra contra a Covid-19.