Dia D da campanha para o recolhimento de lixo eletrônico tem bons resultados

4/07/2022 | Fique por dentro, Meio Ambiente e Saneamento

O recolhimento de lixo eletrônico em Ibertioga é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento e a empresa E-Ambiental Gerenciamento de Resíduos. A campanha é permanente, ou seja, sempre que alguém quiser se desfazer de um eletrônico no município, pode pedir o agendamento para a retirada do material no local que estiver toda quinta-feira das 12h às as 16h.

A ideia de fazer um “Dia D”, no entanto, foi para chamar a atenção desta campanha e também para juntar um volume maior de material para que a E-Ambiental viesse recolhê-lo.

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, Jocimar Aquino, a E-Ambiental já levou para Juiz de Fora todo o material recolhido no último sábado, dia 2 de julho, quando foi realizado o Dia D.

“Estamos recolhendo o lixo eletrônico para dar a destinação correta a esses objetos. Nossa intenção é promover a sustentabilidade e evitar a degradação ambiental causada pelo descarte incorreto de eletrônicos”, explica Jocimar.

A apresentação da E-Ambiental explica que são os detentos do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) e da Casa do Albergado José de Alencar Rogedo (Cajar) que realizam a triagem dos itens que chegam na empresa, separando os materiais que funcionam e são doados para associações sem fins lucrativos, ONGs, determinados órgãos públicos e população carente. Os materiais que não funcionam têm desmontagens especializadas e a reciclagem correta sendo encaminhados para as empresas como matéria prima.

Quem quiser fazer agendamento de retirada pode ligar no 98409-8389 e falar com a Nágela.

Confira a seguir a lista dos principais itens que podem ser destinados à campanha:

Geladeira, freezer, lavadoura, secadoura, aparelhos de som DVD ou vídeo cassete, TV, ar condicionado, ventilador, aquecedor, purificadores de água, bebedouro, cafeteira, chuveiro, ferro elétrico, forno elétrico, batedeira, liquidificador, micro-ondas, máquina de lavar louça, centrífuga, máquina de escrever, celulares, baterias, carregadores em geral, cabos, fios, computadores, estabilizadores e nobreak, fontes de microcomputadores, impressoras e scanners, modem, mouse, teclado, processadores, pen drive e HD, calculadoras e placas em geral.