Dar mais autonomia para mulheres é um dos temas centrais de projeto que será implementado em Ibertioga na próxima semana

5/07/2022 | Conselho M. de Assistência Social (CMAS), Fique por dentro

Você sabia que uma mulher gasta de 3 a 8 mil reais com absorventes durante a vida? E que 1,5 milhão de brasileiras vivem em residências sem acesso à banheiros? Já dá para imaginar que uma boa parte da população não tem condição de menstruar com dignidade né?

Por isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, juntamente com as Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Saneamento e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), inicia na próxima semana o projeto Dignidade Menstrual para Mulheres Ibertioganas. O projeto conta também com as acadêmicas da Faculdade de Medicina de Barbacena Ana Laura Mesquita Teixeira e Giovana Bellettato Reche, que realizarão ações como arrecadação de absorventes, palestras e distribuição de cartilhas sobre educação menstrual.

Além disso, será ofertada no prédio do CRAS uma Oficina de Produção de Absorventes de Pano, com a intenção promover autonomia para as mulheres. Desta forma, elas poderão confeccionar os próprios absorventes reutilizáveis, reduzindo os gastos com absorventes descartáveis e contribuindo com a preservação do meio ambiente ao gerar menos lixo.

Serão dois dias de opção para fazer oficina, 12 e 13 de julho, das 14h às 17h e das 18h às 21h, com vaga para 15 mulheres em cada uma das quatro oficinas ofertadas. Na oportunidade, também serão distribuídas cartilhas educativas sobre dignidade menstrual e serão debatidos assuntos como ciclo menstrual, sexualidade, contracepção, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) entre outros.

As inscrições para a oficina estão abertas para mulheres a partir de 15 anos e podem ser feitas no Posto de Saúde ou no CRAS. Venha conversar sobre assuntos tão importantes e aprender a confeccionar o seu próprio absorvente!