Curso de Cuidador de Idosos capacita ibertioganos para o mercado de trabalho

12/01/2022 | CRAS, Fique por dentro

Curso de Cuidador de Idosos capacita ibertioganos para o mercado de trabalho

Com grande entusiasmo, 11 ibertioganos que participaram do Curso de Cuidador de Idosos receberam seus diplomas na cerimônia de formatura nesta terça-feira, 11 de janeiro, no prédio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Graças a uma parceria entre o Senac/Barbacena, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e o CRAS/Ibertioga, os alunos receberam a qualificação de 160 horas com aulas teóricas e práticas de forma gratuita.

O prefeito Ricardo Pires agradeceu ao Senac pela parceira e ressaltou o interesse da administração municipal em firmar novas parcerias para outros cursos. De acordo com a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Vera Elisângela, esta foi uma oportunidade de abrir novos horizontes para os participantes num mercado de trabalho que vem aumentando significativamente: “O respeito aos direitos e a empatia pelo idoso são características fundamentais para um bom profissional e temos certeza que, pelo desempenho durante o curso, todos os formandos terão muito sucesso e êxito em seus trabalhos”, disse.

Lorena Reis, consultora de Negócios e Relacionamentos do Senac de Barbacena, esteve presente no evento e disse que a missão do Senac de fomentar com os gestores o empoderamento da população foi alcançada com sucesso neste curso em Ibertioga. “Além disso, destacamos que nossa equipe foi muito bem recebida na cidade. Foi muito bom”, comentou. Já a instrutora, Raiza Gurgel, frisou que a turma foi muito participativa e todo o planejamento foi cumprido com sucesso, inclusive as aulas presenciais no laboratório de enfermagem do Senac.

A aluna Maria Júlia de Souza Fagundes disse que se interessou por esta formação com a intenção de melhorar a qualidade de vida do pai dela, que é idoso e necessita de cuidados especiais. “Deu certo. Eu aprendi a aferir a pressão dele, medir a glicemia, dar banho com mais segurança e até o ensinei a andar de muletas”, disse. Já o aluno William de Almeida Junior destacou que se sente preparado para trabalhar na área. “Gostei tanto que vou tentar fazer o curso de enfermagem. Com as aulas a gente passa a identificar melhor doenças que podem ser evitadas ou evitar que elas cheguem a complicar. Aprendi a gostar de cuidar do ser humano como um todo, a cuidar de pessoas que já cuidaram de nós”, concluiu.