Cuide de sua saúde mental!

21/01/2021 | CAPS, Fique por dentro, Saúde Municipal

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I Regional Ibertioga/MG) é um serviço regional que atende a população de Ibertioga, Santana do Garambéu e Santa Rita do Ibitipoca. Iniciamos o ano fortalecendo as ações do cuidado em Saúde Mental com a campanha JANEIRO BRANCO. Porém, devemos ressaltar a importância de sustentar o cuidado em Saúde Mental de janeiro a janeiro.

Ao longo de décadas já vimos defendendo o quanto é importante este cuidado para garantir às pessoas qualidade de vida, o sujeito visto como um todo, além da doença. Considerando que os estados de sofrimento mental são causados por diversos fatores internos e externos relacionados ao sujeito, constituídos a partir das relações das pessoas com seu entorno social e da característica de uma sociedade marcada pelas desigualdades sociais.

Por isso, o cuidado em Saúde Mental vai além dos atendimentos individuais, ressaltando a efetivação de políticas públicas entre elas as políticas de saúde, assistência social, educação e outras baseadas na vivência territorial e na defesa dos direitos humanos fundamentais das pessoas e da comunidade.

Devemos nos fortalecer na promoção do cuidado em Saúde Mental com diálogos mensais com uma equipe técnica de profissionais e serviços permitindo uma discussão ampliada do cuidado com participação efetiva dos usuários deste serviço e da comunidade. Desconstruir o lugar do sofrimento mental enquanto doença ou transtorno, garantindo os princípios do SUS e da reforma psiquiátrica; buscando ações que promovam inclusão e não ideologias inadequadas que favorecem as segregações (exclusões de pessoas) por uma necessidade hipócrita de padronização social.

Marcone Melo
Psicólogo e coordenador do CAPS I