Catequizandos de Ibertioga participam do projeto “Plantando o Amanhã”

15/09/2021 | Fique por dentro, Meio Ambiente e Saneamento

Catequizandos de Ibertioga participam do projeto "Plantando o Amanhã"

Foi dado início na manhã desta quarta-feira, 15 de setembro, o projeto “Plantando o Amanhã”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, em parceria com a Catequese Paroquial de Ibertioga e a Secretaria Municipal de Esportes.

A ideia surgiu de um encontro do secretário de meio ambiente Jocimar e o Padre Márcio, no qual decidiu-se promover um evento visando a educação ambiental dos catequizandos do município.

De acordo com Jocimar, um dos objetivos é frisar com a sociedade a importância da coleta seletiva e da separação correta de todo lixo gerado em nosso município para redução do descarte de rejeito no aterro sanitário da UTCASPP (Usina de Triagem e Compostagem e Aterro Sanitário de Pequeno Porte). “Queremos aumentar o reaproveitamento dos materiais recicláveis e colocar em prática várias outras ideias, uma delas é a Recomposição Ambiental, que consiste no plantio de mudas de árvores nativas e exóticas, com o objetivo de arborizar e melhorar a paisagem de locais estratégicos de nossa cidade”, explica o secretário.

Neste contexto, foi iniciado o projeto “Plantando o Amanhã” com os catequizandos no Estádio Municipal Hélio Rodrigues Pereira (Campo do Horizonte), em uma parceria que envolve também a Secretaria de Esportes.

Hoje a primeira turma realizou o plantio de mudas ornamentais com objetivo de fazer uma cerca viva nos lados do campo. “Consideramos a atividade como uma recomposição ambiental, pois o local será recoberto com novas plantas, substituindo o plantio de cipreste realizado a aproximadamente 15 anos e que foi acometido por um incêndio”, detalhou Jocimar.

Padre Márcio falou da importância de conservamos a água que bebemos, o solo que plantamos e o ar que respiramos. Ele citou que ações como esta (de plantio de árvores), realizada pelos catequizandos, vão garantir o nosso amanhã.

O secretário de Esportes, Gilson  Guilharduci, focou no comportamento das crianças em prol do Meio Ambiente.  Falou sobre a importância de não jogar lixo na rua. “Não podemos chupar uma bala e jogar o papel no chão,  por exemplo”.

Na próxima semana, outra turma de catequizandos dará continuidade ao plantio e tambem fará visitas à Usina de Triagem e Compostagem e Aterro Sanitário de Pequeno Porte, passando por todos os processos de triagem do lixo ao armazenamento dos materiais recicláveis. Todos os participantes do projeto assistem a uma palestra na qual se mostra a importância de preservar o Meio Ambiente através de ações que possam dar equilíbrio à nossa natureza.