A alegria marcou presença na quarta edição do Encontro de Violeiros e Sanfoneiros de Ibertioga

2/05/2022 | Cultura, Fique por dentro

Uma festa boa, animada e bem organizada arrancou aplausos de quem passou por Ibertioga no fim de semana. O entusiasmo do público e dos artistas que se apresentaram foi o ponto alto do Encontro de Violeiros e Sanfoneiros, que aconteceu entre os dias 29 de abril e 1° de maio. Mas não era para menos! Depois de um intervalo de mais de dois anos sem grandes eventos, por causa da pandemia, poder voltar com as festas em grande estilo assim foi uma alegria para a Administração Municipal, é o que destaca o prefeito Ricardo Pires: “Pudemos ver de perto o quanto as pessoas gostam deste evento. O Encontro de Violeiros é uma das festas mais conhecidas da nossa região e foi uma honra que o projeto tenha sido retomado justamente aqui em Ibertioga”, comentou o prefeito.

O evento foi idealizado há 8 anos pelo radialista e produtor cultural Vandeir Antunes e pela quarta vez aconteceu em nossa cidade. Por causa de um acidente doméstico, desta vez Vandeir esteve presente somente no domingo, mas sua dedicação e cuidado para que tudo desse certo foram perceptíveis durante todo o evento. A aguardada chegada dele ao palco foi emocionante e muito aplaudida. “Quero primeiro agradecer a Deus pelo milagre que aconteceu em minha vida. Depois de uma queda de quase três metros de altura e uma cirurgia de alta complexidade, consegui vir pessoalmente agradecer e parabenizar vocês todos por esta festa maravilhosa. Obrigado, Ibertioga!”, disse. A emoção tomou conta também da secretária de Cultura e Turismo, Érika Marques, e demais organizadores do evento.

Para Érika, um dos lemas de Vandeir – “dar palco a quem não tem palco” – mantém viva a tradição musical de artistas que quase nunca têm oportunidade de se apresentar e ainda revela novos talentos: “Vimos músicos que começaram a se apresentar neste projeto muito novos e esse fim de semana já mostraram grande maturidade artística, como é o caso do Vinícius Freitas e da Letícia Campos, e também do ibertiogano Thomas, que com apenas 8 anos ontem fez uma bela apresentação ao lado do pai, Marconi. Isso nos enche de orgulho!”, comentou a secretária Municipal de Cultura e Turismo.

Foram quase 30 apresentações musicais com artistas locais, músicos da região e também com grandes nomes da música sertaneja, como Donizete Camargo, que esteve no palco no domingo a noite. No primeiro dia de festa, Tonho Prado (do programa Terra da Padroeira, da TV Aparecida) impressionou o público com o seu carisma e com um repertório de tirar o chapéu ele colocou todo mundo pra dançar!

“Esperamos que daqui pra frente tenhamos sempre momentos assim de alegria e descontração para a nossa população e também para os nossos visitantes. Queremos agradecer a todos que se dedicaram para que tudo ocorresse tão bem, especialmente ao Vandeir Antunes e à equipe da Secretaria de Cultura e Turismo. Em breve anunciaremos a retomada presencial também do nosso tradicional Festival de Carros de Boi, aguardem!”, finalizou Ricardo Pires.

Outra grande atração da festa foi a cavalgada, que contou com 110 cavaleiros e amazonas e levou mais animação pelas ruas por onde passou ao longo do domingo. As 10h eles receberam a bênção do padre Márcio em frente a Matriz de Santo Antônio e em seguida foram para o parque de exposições, onde puderam almoçar e confraternizar. Às 13h o carro guia foi levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida e o som anunciava a cavalgada, que contou com seguranças particulares e teve ainda sorteio de brindes para os participantes. O organizador da cavalgada, Cesário Oliveira, agradeceu a todos os participantes, colaboradores e organizadores do evento e reiterou que a categoria tem muito ainda a oferecer e a crescer em nossa comunidade: “Com união, respeito e responsabilidade todos nós que amamos cavalos iremos desfrutar do melhor que eles têm a oferecer. Carrego comigo uma frase que aprendi com meu professor Rafael Cerqueira sobre a filosofia Horsemanship, a Integração Homem Cavalo: Admire seu cavalo pelas coisas boas que ele faz. Ignore as erradas. Você logo vai perceber que as boas ficam cada vez melhores e as ruins cada vez menores”, finalizou Cesário.