Município de Ibertioga (MG)


Fundado no século XVIII, o município de Ibertioga teve sua origem em torno da fazenda de Pedro Nunes, que ergueu em 1711 uma capela dedicada a Santo Antônio de Pádua, padroeiro local. A expansão do povoado foi impulsionada por agricultores pioneiros — como Joaquim Afonso, Severino José Afonso, Porfírio e Antônio José Afonso — cujo esforço conjunto fomentou o crescimento populacional

O nome Ibertioga deriva da expressão indígena “Burique Oca”, com possíveis significados de “covil dos búzios” (macacos) ou “refúgio das tainhas” (peixes), adotado para distinguir-se de Bertioga, no litoral paulista.

imagem da igreja de ibertioga

Localização


Situado na mesorregião do Campo das Vertentes, microrregião de Barbacena, Ibertioga tem área de 353,3 km², altitude média de 1.032 m, e pertence à bacia do Rio Grande, com destaque para o Rio Elvas e o Ribeirão Conquista. Faz divisa com os municípios de Barbacena, Antônio Carlos, Santa Rita do Ibitipoca e Piedade do Rio Grande.

Histórico da Formação Administrativa


  • 1880: Criação do distrito com o nome de Santo Antônio da Ibertioga, subordinado a Barbacena (Lei Provincial n° 2701 / Lei Estadual n° 2).
  • 1920: Alteração para o nome Santo Antônio da Ibertioga.
  • 1923: Retorno ao nome Ibertioga.
  • 1938: Oficialização do nome Ibertioga (Decreto Estadual n° 148).
  • 30 de dezembro de 1962: Elevado à categoria de município, desmembrado de Barbacena (Lei Estadual n° 2764).
  • 1º de março de 1963: Instalação formal do município, que desde então é composto exclusivamente pelo distrito sede.