Obrigado, Doutor!

Esta é a história que mais orgulha o povo ibertiogano. História de um rapaz que saiu do interior para tentar a vida na cidade grande e que, mais tarde, voltou a terra natal para transformá-la. José Francisco de Miranda Fontana, o Dr. Fontana, foi fonte de evolução e cura. Não era médico mas descobriu o remédio para a saúde em Ibertioga.

Dr. Fontana era advogado por formação, líder por natureza e ex-prefeito de Ibertioga. Em 1976, lançou a pedra fundamental para a entidade que, mais tarde, seria conhecida como Hospital Monumento às Mães, construído com dinheiro conquistado após três leilões de gado na cidade, todos promovidos por ele, que ia de fazenda em fazenda pedindo doações. Ajudou a reformar a igreja, arborizou a praça enquanto prefeito e, com sua vontade de ajudar, antes mesmo de idealizar o hospital, salvou muitas vidas.

Hospital Monumento às Mães - Ibertioga

Hoje, o Hospital Monumento às Mães é uma estrutura de pronto atendimento que continua em funcionamento, de forma gratuita, mantido com subsídios do SUS e renda arrecadada de outra iniciativa criada por ele: o Festival de Carros de Boi, realizado anualmente no Parque de Exposições que, aliás, foi construído em uma de suas duas gestões como prefeito.

Prefeito aclamado entre 1989 e 1992 e de 1997 a 2000, Dr. Fontana tinha um olhar crítico sobre o desenvolvimento regional que, para ele, ficou estagnado por um tempo. “Nossa região poderia ser uma potência nacional na agricultura, mas faltaram investimentos e restou a muita gente continuar na monocultura. Quem trabalhava com leite comemorava 300 litros diárias na época das águas, mas só 60 na seca, que acabava com os pastos e dificultava a alimentação dos animais. Faltou dinheiro para tecnologia, para que os produtores trabalhassem com ração. E os bancos não os recebiam, não queriam apostar neles. A Sicoob tem mudado bastante essa história. Vamos esperar o futuro”.

Dr. Fontana vai deixar saudades. Que nosso povo, junto aos seus representantes, tenha força para manter o funcionamento do hospital, que há algum tempo vem enfrentando dificuldades. Que façamos valer todo o esforço e exemplo dele. Que Deus o tenha e que esteja sempre em nossos corações. Obrigado, Doutor!

Dr. Fontana acompanhando a passagem de carros de boi em frente sua casa em Ibertioga